você está em: Inicial | Canal Agro | Benefícios dos Resíduos da cana-de-açúcar: gerando biogás, que vira energia elétrica e combustível substituto do diesel

setembro 2021 Conteúdo Técnico

Benefícios dos Resíduos da cana-de-açúcar: gerando biogás, que vira energia elétrica e combustível substituto do diesel

Por ser o maior produtor de cana de açúcar do mundo, o Brasil tem conseguido promover feitos importantes para a sustentabilidade, ampliando o uso de fontes renováveis a partir de subprodutos da cana, para criar alternativas menos danosas ao meio ambiente. 

A produção de cana de açúcar do Brasil chega a uma safra estimada em 628,1 mil toneladas, seguido da Índia e da China. 

Como os resíduos da cana de açúcar contribuem para iniciativas sustentáveis?

O grande avanço que a produção de etanol para veículos leves gerou, promovendo uma diminuição muito significativa para a emissão de gases poluentes é realmente incrível. 

Agora vemos que é possível avançar ainda mais! Incluindo nesse grupo os veículos pesados como ônibus e caminhões a partir da produção do bicombustível! Esse bicombustível é chamado de biometano e é originado da purificação do biogás. O biogás por sua vez é produzido a partir dos subprodutos da cana de açúcar (palha, bagaço, vinhaça e a torta de filtro). 

Além da produção do biocombustível, é possível obter da queima do biogás a energia elétrica e da destilação do biogás é possível obter o gás natural! 

É um avanço muito significativo que poderia auxiliar nos períodos de crise hídrica e energética do país, além disso, a energia que é obtida do biogás é uma energia que pode ser considerada limpa, pois é originada de matéria orgânica e com isso o CO2 emitido por ela pode ser absorvido pelas plantas.  

Como é gerado o biogás a partir dos resíduos da cana de açúcar?

Como disse anteriormente, o biogás é gerado a partir de subprodutos da cana. São considerados os subprodutos da cana de açúcar: a palha compreendida pela parte aérea das plantas que é a folha, o bagaço que é o subproduto da moagem, a vinhaça que seria o líquido restante da destilação do caldo de cana e a torta de filtro que corresponde a parte sólida da filtração do caldo da cana. 

Como o biogás pode virar energia elétrica?

Todos esses subprodutos (palha, bagaço, vinhaça e a torta de filtro) da cana juntos vão direto para os biodigestores, nesses biodigestores as bactérias transformam a matéria orgânica da cana em biogás. 

A partir disso, o biogás produzido é levado por dutos até os motogeradores que o queimam e o transformam em energia limpa pronta para ser distribuída para as casas.

Os resíduos da cana podem ser armazenados em depósitos a fim de serem utilizados quando for necessário para produção do biogás que irá gerar a energia elétrica. 

Como o bicombustível chamado de biometano é produzido?

O bicombustível chamado biometano é produzido a partir de uma purificação realizada no biogás. A partir da produção do biometano, o gás natural e o diesel podem ser parcialmente substituídos. 

E qual a vantagem pode se obter disso? Em um percurso 1 km realizado por um veículo utilizando o diesel são emitidas 1,299mil gramas de dióxido de carbono equivalente, enquanto que com o biometano são emitidas apenas 72gCO2 eq. 

A mecanização da colheita e o aumento no uso do diesel

O uso do diesel aumentou devido à mecanização da colheita da maioria das lavouras, pois a queima total da palha para colheita de cana foi proibida, evitando uma grande produção de poluentes. 

Dessa forma, é possível substituir o diesel nas máquinas, com o uso do biometano, promovendo avanços para uma produção cada vez mais sustentável. 

Essas novas tecnologias e alternativas sustentáveis irão contribuir para o desenvolvimento do país sem degradar ainda mais o meio ambiente, diminuindo a emissão de gases tóxicos na atmosfera provocando o efeito estufa. 

Essas alternativas precisam ser divulgadas mais amplamente para que possam ser cada vez mais estimuladas e financiadas, pois trazem muitos benefícios. A partir dos resíduos é possível obter todas essas vantagens como o biocombustível, a energia elétrica limpa e o gás natural. 

Dessa forma é possível, inclusive, que as indústrias se tornem mais autossustentáveis com a produção de energia elétrica e do próprio combustível que será utilizado nos maquinários.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces