você está em: Inicial | Canal Agro | A Presença da Mulher no Agronegócio

dezembro 2019 Geral

A Presença da Mulher no Agronegócio

A presença da mulher no agronegócio cresceu e se manterá em ascenção constante. Mas qual o impacto dessa presença feminina no setor mais importante para a economia do país?

Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), o perfil da mulher no agronegócio é de escolaridade alta e independência financeira.

Essas mulheres, ocupam cargos de liderança no setor. No agronegócio, 27% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

Um cenário que muitas vezes é desconhecido por quem está fora do setor. Mas que vem mudando a forma como o campo produz. Uma vez que essas mulheres assumem cargos de liderança porque são qualificadas para tal.

Cerca de 60% das mulheres envolvidas no agronegócio possuem formação superior.

Desafios Diários da Mulher no Agronegócio

Muito embora os números sejam animadores e a mulher esteja marcando presença cada vez mais forte no agronegócio, a realidade do cotidiano ainda carrega consigo algumas dificuldades.

O agronegócio ainda é predominantemente um cenário masculino. O que faz com que muitas mulheres ainda tenham dificuldades de conquistar salários iguais, assim como reconhecimento.

Participar de eventos, conhecer outras mulheres que atuam na área e se especializar cada vez mais, parecem ser soluções estratégicas para driblar o problema.

A perspectiva é que com a capacitação feminina, mais mulheres se interessem pelo setor e mudem essa realidade aos poucos.

Estimativas Futuras

Muito embora ainda existam problemas relacionados à desigualdade relacionados ao gênero, as estimativas da participação feminina no campo são positivas.

É esperado que essas mulheres ganhem cada vez mais espaço para atuarem. Uma vez que são profissionais qualificadas e capacitadas.

A busca por uma rede de apoio feminina é uma estratégia utilizada pelas mulheres que já estão inseridas no setor.

Dessa forma, a união de mulheres que se conhecem através do trabalho no setor faz com que elas consigam ter maior representatividade e mais oportunidades no trabalho.

Uma vez que uma mulher tende a valorizar o trabalho da outra e criar oportunidades de crescimento.

O que mostra que a união entre elas poderá de fato aumentar a participação dessas mulheres em cargos importantes para os quais elas se prepararam. Evitando que a desigualdade de gênero seja um fator para frear a evolução feminina no agronegócio.

A Tecnologia e a Mulher no Agronegócio

A presença da mulher no agronegócio tem se tornado cada vez mais expressiva e parte disso se deve ao domínio feminino sobre o uso de tecnologias.

A rotina na agricultura já não é como alguns anos atrás, quando o homem do campo não tinha acesso à aplicativos e tecnologias desenvolvidas para otimizar seu dia a dia.

As startups e empresas do setor perceberam a necessidade de mais tecnologia para ajudar na otimização dos recursos das fazendas e da criação de animais.

Cada vez mais preparadas, as mulheres dominam os conhecimentos necessários para aliar a tecnologia à vida no campo.

O que tem feito com que cada vez mais mulheres atuem diretamente no agronegócio. Trazendo seus conhecimentos para a otimização dos recursos na fazenda.

E mesmo as profissionais que ainda não dominam tais recursos, demonstram interesse em aprender sobre a tecnologia para a melhoria da rotina no campo.

A participação feminina em congressos e eventos do setor tem feito com que a troca de informações e experiências melhore o setor e o faça produzir cada vez mais.

Afinal, com os insumos certos e a sabedoria de quem trabalha no campo, o Brasil vem se destacando como uma potência mundial na produção de alimentos.

E a Biosul apoia não só a presença feminina no agronegócio, como também o crescimento desse setor que é tão importante para o país.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces