você está em: Inicial | Canal Agro | A importância da agricultura sustentável para o desenvolvimento econômico do país

junho 2020 Conteúdo Técnico

A importância da agricultura sustentável para o desenvolvimento econômico do país

Muito se fala sobre a agricultura sustentável como forma de preservação ambiental, mas você já pensou a respeito da importância desse tipo de agricultura para a economia?

O Brasil é um país em que grande parte do PIB está intimamente relacionado com os resultados do campo. Será que a agricultura sustentável é um caminho para o desenvolvimento econômico do país?

A agricultura é um dos principais motores da economia nacional. Mas nos últimos anos, houve um movimento crescente relacionado ao consumo de alimentos orgânicos e maior cuidado com o planeta.

Impulsionando o crescimento da agricultura sustentável como uma forma de preservar o meio ambiente.

O que é agricultura sustentável?

A agricultura sustentável visa o rodízio de culturas, utilização de adubos naturais e inseticidas biológicos.

De maneira que essas práticas contribuam para um solo mais saudável, que é capaz de atender as necessidades de cultivo sem comprometer as gerações futuras.

Desta forma, atendendo as demandas atuais através de cuidados com o solo que são capazes de manter sua capacidade produtiva. 

Qual a importância da agricultura sustentável para o Brasil?

O Brasil é um país fortemente movido pela agricultura, que é responsável por grande parte do PIB nacional.

No entanto, com o cultivo de monoculturas e práticas adotadas pela grande maioria daqueles que movimentam o setor, a tendência é que o solo se torne infértil.

O Brasil está entre os países que mais utilizam pesticidas químicos em seus cultivos. O que é prejudicial para a saúde do solo a longo prazo. Podendo ocasionar um esgotamento dos recursos naturais do mesmo.

Justamente por isso, no longo prazo, o cultivo de monoculturas é prejudicial para o desenvolvimento econômico do país.

Afinal, com o solo esgotado é preciso lidar com a diminuição da produtividade daquela região.

Além disso, em muitas regiões brasileiras ainda existe a prática de trabalho infantil no campo e pagamento de salários irrisórios para os camponeses.

Tudo isso tende a mudar quando esses agricultores se atentam para a realidade da agricultura sustentável.

Na agricultura sustentável todos importam

Quando pensamos em agricultura sustentável, o cuidado não se restringe à qualidade do solo! Quem trabalha com esse tipo de agricultura distribui renda de forma muito mais igualitária.

O que é importante para o desenvolvimento econômico do país.

Quando os trabalhadores do campo possuem acesso a trabalho digno e renda justa, todo o setor passa por uma transformação.

Tendo em vista que, esses salários mais justos fazem o dinheiro circular naquela região, gerando emprego e renda de forma indireta.

É uma área em desenvolvimento

A agricultura sustentável é uma prática que deve ser adotada aos poucos no Brasil. Uma vez que é uma verdadeira ruptura com os modelos tradicionais de agricultura.

Por isso mesmo, é importante que cada profissional da área tenha tempo suficiente para que possa se adaptar e implementar medidas da agricultura sustentável em sua produção.

Em 2010 o Brasil criou o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que visa justamente apoiar ações de agricultura sustentável.

Quem decide recuperar áreas degradadas, tratar resíduos de animais, fazer plantio direto na palha ou adotar a integração entre lavoura, pecuária e floresta pode contar com subsídios do programa.

O ABC tem por objetivo incentivar novas práticas na agricultura, oferecendo financiamentos com custos mais baixos para que os agricultores almejem adotá-las. 

É uma mudança positiva

Muito embora ainda não tenha sido uma técnica adotada em grande escala, a agricultura sustentável pode ser vista como uma mudança em curso.

A adoção dessa técnica de cultivo tende a ocorrer em maior escala ao longo dos próximos anos.

Sendo uma mudança necessária para que o país continue sendo abastecido com os melhores produtos do campo e a exportação nacional continue batendo recordes.

A agricultura sustentável é apoiada pela Biosul porque entendemos sua importância para manter o solo saudável e distribuir renda no campo. Por isso, oferecemos os melhores insumos para garantir a qualidade de seus cultivos.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces